quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Um colosso com pés de barro

O Estado Sentido publicou um vídeo interessantíssimo sobre a próxima bolha imobiliária, precisamente na maior economia mundial, a China.

Pelos vistos, e de forma a criar um crescimento artificial, a China tem construído como nunca e ainda por cima cidades inteiras infestadas de condomínios de luxo, preparadas para milhões de pessoas; cidades essas com custos de aquisição de habitação 20 vezes superiores ao que pode pagar o chinês médio.

Isto é o fim do sonho comunista da abolição da sociedade com classes, num lado uma população que vive atafulhada em cubículos em que mal pode pagar a renda; no outro, cidades fantasma de luxo com apartamentos a atingirem os 300.000,00$ de custo num país com salários a rondarem os 5.000,00$ / ano; para comprar uma habitação é exigida uma entrada de 50% e o tempo máximo para liquidar um crédito é de 3 anos !!! Daí bem poderá surgir o colapso do regime derivado às tensões sociais provocadas por este fosso.

As cidades completamente desertas que não vendem levam a outra catástrofe, as bolhas imobiliárias que já conhecemos nos exemplos dos EUA e em alguns países da Europa como a Espanha: as casas não vendem, os investidores não recuperam o dinheiro, os bancos também não, as casas degradam-se, passam a valer cada vez menos, os títulos de propriedade são transformados em fundos de investimento que investidores externos compram a preços elevados, e quando se descobre no fim que é tudo um logro, os preços caem de forma dramática e o mundo afunda numa nova crise...

Se sobrevivermos a 2012, será que iremos sobreviver a mais esta crise que se avizinha ? Note-se que a China tem uma dimensão ciclóptica, um colapso aqui pode bem significar o fim do mundo tal e qual o conhecemos...

Sem comentários:

Enviar um comentário