sábado, 14 de janeiro de 2012

Não se brinca com coisas sérias !

Ontem, em viagem ouvia eu na TSF a bomba : "França perde o rating AAA"

Ligo-me ao Facebook (A minha porta para o mundo) e lá está a confirmação, nove países sofreram um corte, sete pela agência S&P, nomeadamente o nosso, e logo em dois níveis para BB (só faltavam mesmo estes para nos meterem no "lixo" agora já está !).

Já se estava à espera disto, os sinais eram claros; as agências não estão a atacar os governos mas estão conscientes do que por aí vem em Março, a Grécia vai cair e de forma descontrolada, o Primeiro lá do sítio já tinha avisado, os Gregos ao bloquearem as reformas, o FMI não vai libertar o dinheiro (130.000 M€ !) e se os Gregos tombam, o efeito dominó é inevitável pois os mecanismos da dívida europeia estão interligados; como o BCE não pode por definição emprestar dinheiro aos estados, empresta aos bancos para estes lhes comprarem dívida (aos estados), ou seja, os credores da Grécia somos todos, cai a Grécia, cai quem não tiver fundo de maneio para aguentar os incumprimentos que daí resultarem.

O FMI já alertou para a inevitabilidade do colapso da Grécia, e as agências de rating defendem os seus clientes e aumentam o risco dos países da zona Euro, é uma reacção perfeitamente normal.

A escalada do preço dos juros tornou impossível aos países periféricos o pagamento das suas dívidas, a única solução para o imediato é emitir títulos de dívida europeus (Eurobonds) que substituam os títulos individuais de cada país de valor mediocre (os nossos por exemplo), assim, a garantia de pagamento passaria a ser mais sólida e os juros aliviavam !

A Srª Merkl diz que não, teme a inflação galopante que pode daí resultar, a questão é; hoje, dois países AAA (França e Austria) perderam essa pontuação, a crise ultrapassou definitivamente a periferia e chegou ao centro da Europa. A "estória" dos "preguiçosos" do sul da Europa é colada a cuspo, já ninguém embarca nisso, trata-se de um problema orgãnico que sim, tem de ser resolvido, e sim, a solução passa por controlar as contas e dívidas mas o que interessa é o agora :

- Ou emitem as Eurobonds, ou a sociedade ocidental colapsa, e com isso o vosso futuro e dos vossos filhos !

A Grécia hoje aqui

2 comentários:

  1. Nestas nossas Berlengas havemos de sobreviver.
    Leia «Um Sentido Nacional da Existência» de Sardinha.
    Caro Amigo: já não desacredito. O que é muito melhor do que já não acreditar.
    Um abraço
    JAM

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo, nós por cá já pouco podemos fazer. A solução já passa pelos decisores centrais dessa Europa.

    O problema é que a Alemanha ganha no imediato com a crise pagando um preço ridículo pelos juros da sua dívida.

    No longo prazo vão-se enterrar como os outros mas é isso mesmo que falta à Europa, homens de vistas largas !

    ResponderEliminar