segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A Rainha de Belém

com os cumprimentos do pessoal do wehavekaosinthegarden

Inspirou-me outrora este homem; reformista, activo, sempre com aquela aura do sábio professor, catedrático em Economia que "nunca se engana e raramente tem dúvidas", votei nele, aliás, foi o primeiro homem em que votei, fiz campanha por ele e fui um acérrimo cavaquista. O PSD para mim era ele, foi aí que fiz escola política, desde a concelhia de Gaia à distrital do Porto das quais integrei as respectivas comissões políticas da "Jota"; até aos órgãos nacionais que integrei ligados ao ensino secundário, teria eu os meus 17 anos.

Hoje sinto que adorei um santo com pés de barro, uma miragem de um homem impoluto e inatacável cuja imagem ficou manchada pelo circo das escutas a Belém, pela ligação indirecta ao BPN não só pelos seus homens de mão (um deles conselheiro de estado) mas também pelo favorecimento na compra de acções da SLN; pelas aldrabices da casa da Coelha e agora por um afastamento tão gritante à sociedade a que preside marcado pelo ridículo quando afirma que com os seus rendimentos não paga as despesas; ele que vai usufruir dos subsídios de férias e de Natal pela via da sua reforma dourada do Banco de Portugal, entidade sibilina que passa pela crise como gotas de chuva pelas palmas da mão !

Caio em mim e fico a pensar que afinal o mito de cavaco não é mais que isso, alguém cujo afastamento da realidade que o rodeia é tão acentuado que nem tem noção do quanto insulta quem faz diariamente contas à vida para fazer face a coisas tão essenciais como alimentar um filho pequeno ou pagar a renda da casa ou reinventar uma forma de se deslocar tendo em conta o aumento dos custos da mobilidade, etc., etc.

Cavaco, que passou ao lado da ruinosa governação do pior 1º ministro da história, continua a ser um "biblot" tão inútil como aquele da foto acima que inspira a caricatura. É um presidente caro, quando fala roça o banal, e frustra todas as esperanças dos que nele votaram (eu incluído) por não ser aquela figura sábia e paternal que no fundo todos esperamos que fosse !

Eu sou presidencialista, acredito que o modelo actual gera presidentes da república inúteis que só servem para gerar despesa; esperei que este homem, pela força que teve outrora mudasse o rumo à função decorativa presidencial; não só não mudou como mais valia que tivesse calado.

Não sou daqueles que exigem demissões de políticos a torto e a direito, que acabe o mandato, mas que se mude a constituição, de forma a acabar de vez com estas figuras decorativas, mestres do dislate e do banal, que nos entram pela casa a dentro através da televisão só para nos fazer lembrar o quão imbecis podemos ser por neles termos votado !

Quanto ao resto. deixei de acreditar em heróis ou timoneiros, no fim sobra-me o niilismo, não consigo encontrar no meio desta panóplia de cabotinos um que espremido dê pelo menos umas gotas de sumo !

2 comentários:

  1. Só podemos culpar quem votou nele... Ou seja a santa ignorância em que vive o povinho. Ou nunca ouviram dizer que um tolo calado passa por discreto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo.

      É verdade o que diz, mas deixo-lhe uma pergunta pertinente, se não fosse esta a rainha, outra no seu lugar faria melhor ?

      Para que serve um Presidente da República num regime parlamentarista ?

      Eliminar